Olha a maria fumaça, com certeza todo mundo já ouviu falar algo a respeito, maria fumaça é o termo utilizado para fazer referência a locomotiva, um veiculo ferroviário que anda sobre trilhos, vemos que na parte inicial da locomotiva ela solta muita fumaça, pois se trata de ser a mesma movida a vapor, ou queima de materiais mineral.

Percebe-se que hoje  esse termo tem sido utilizado para designar pessoas fumantes, elas quando fumam liberam uma fumaça que é absorvida da queima do material do cigarro, assim como faz a locomotiva,  mas será que muitos tem ouvido falar mas não tem se perguntado a respeito desta mesma fumaça se ela nos faz bem ou mal.

Inicialmente tudo começou com à utilização do tabaco em pó para se cheirar com finalidades terapêuticas, isso posteriormente levou a criação do cigarro, o mesmo  passou a ser consumido apenas por prazer, enrolado manualmente ou com a ajuda de máquinas de enrolar. Cada vez mais, o fumar  foi se assumindo como uma forma de afirmação na sociedade, status e até mesmo sensualidade. Pode-se considerar que o ato inicial de fumar está, muitas vezes, mais ligado ao ritual que envolve o ato de fumar do que à própria nicotina.

Notamos ai a grande cilada, do inimigo, às vezes muitas pessoas tem procurado o cigarro para demosntrar uma posição, apesar de que hoje o preço é acessivel a todos, mas mesmo assim as pessoas estão sendo iludidas com falsas teorias de alivio, de descanso, sendo que o tabaco e a nicotina provocam serissimos danos a saude, o ato de fumar tambem pode ser transmitido de pai para filho, por percepção do costume, hoje as pessoas não têm notado, mas no processo de educação das crianças muitas copiam seus pais no jeito de ser, as vezes vendo os mesmo fumarem, elas querem adquirir essa experiencia, gerando assim um circulo de maldição.

O tratamento do tabaco utilizado na produção de cigarros introduz substâncias cancerígenas que tornam-se ainda mais daninhas durante sua combustão, podendo prejudicar o organismo humano de diversas formas, ou seja, a fumaça que e inalada produz serios prejuizos as pessoas que inalam, tanto as que fumam, quanto as que estão perto.

O pulmão humano é composto de pequenos glóbulos chamados alvéolos. O fluxo de sangue e a irrigação sanguínea entre o coração e o pulmão são intensos. Quando se fuma  a fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante,  o mesmo também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.

Portanto sedes hoje chamados a parar  de ser maria fumaça, saia dessa, sinta a verdadeira liberdade e o regozijo de ser uma pessoa saúdavel e feliz,liberte-se do mal que há em voçe e que pode atingir a sua familia, sendo assim buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em ascrécimo(Mateus 6 ,33-34).

Bruno Cezar Camargo Gundim

Coord.Juventude Região GaliléiaCoord.

Gupo de Jovens Antenados em Cristo