São Domingos e o Santo Rosário

A difusão e posterior expansão do Rosário, a Igreja atribui à São Domingos de Gusmão (século XII), conhecido como o “Apóstolo do Rosário”, cuja devoção propagou aos católicos como arma contra o pecado e contra a heresia albigense , que assolava Toulose (França).

Segundo respeitosa tradição, Nossa Senhora numa Aparição revelou a devoção ao Rosário a São Domingos de Gusmão, em 1214, como meio para salvar a Europa de uma heresia.

Eram os albigenses, que, como uma epidemia maldita, contagiavam com seus erros outros países, a partir do norte da Itália e da região de Albi, no sul da França. De onde o nome de albigenses atribuído a esses hereges, conhecidos também como cátaros (do grego: puros), pois assim soberbamente se auto nomeavam.

Eram lobos disfarçados com pele de ovelha, infiltraram-se nos meios católicos para melhor enganar e captar simpatia. Tais hereges pregavam, entre outros erros, o panteísmo, o amor livre, a abolição das riquezas, da hierarquia social e da propriedade particular — salta aos olhos a semelhança com o comunismo.

Várias regiões da Europa do século XIII ficaram infestadas pela heresia albigense, e toda a reação católica visando contê-la mostrava-se ineficaz. Os hereges, após conquistar muitas almas, destruir muitos altares e derramar muito sangue católico, pareciam definitivamente vitoriosos.

São Domingos (mais tarde fundador da Ordem Dominicana) intrepidamente empenhou-se no combate à seita albigense, não conseguindo, porém, sobrepujar o ímpeto dos hereges, que continuavam pervertendo os fiéis católicos. E os que não se pervertiam eram massacrados.

Desolado, São Domingos suplicou à Virgem Santíssima que lhe indicasse uma eficaz arma espiritual capaz de derrotar aqueles terríveis adversários da Santa Igreja.

Rezando o rosário:

1 – Rezando o Rosário

2 – As orações do Rosário

3 – Aprenda a rezar bem

4 – As indulgências

Aprenda mais sobre o Santo Rosário:

1- O rosário, instrumento de salvação

2 – Por que Nossa Senhora insiste tanto na oração do rosário?

3 – A origem da Ave-Maria

4 – Como surgiu a oração do Santo Rosário?

5 – Rosa das rosas, Rainha das rainhas

Você está aqui >> 6 – São Domingos e o Santo Rosário

7 – A aparição da Santíssima Virgem

8 – Rosário esmaga heresia albigense

9 – O herói Conde Simão de Montfort

10 – Os Papas recomendam o Rosário

11 – Inimigos internos e externos vencidos pelo Rosário

12 – Na batalha de Lepanto: A vitória salvadora

13 – Milagre: tropas soviéticas retiram-se da Áustria

14 – O que é o terço?

15 – Qual é o conteúdo do Rosário?

16 – A simbologia do Rosário

17 – Nossa Senhora do Rosário, terror dos demônios

18 – Uma arma por excelência da vitória sobre o mal