Medo de ser simplesmente bom

Texto de: Paulo Franco Machado
Publicado em: 16 de maio de 2011
Postado em: Formação | Reflexões

A palavra mansidão, que é tão bela e hoje perdeu seu significado. Antes, aquilo que era virtude, tem ganhado conotação de defeito. É uma triste ótica pois quem é manso hoje, é tido como fraco ou mesmo usado para classificar pessoas preguiçosas.

No dicionário de língua portuguesa diz que mansidão é brandura de índole ou gênio. Quer dizer, aquele que tem uma índole temperada, branda, calma. Ter uma índole controlada é sinônimo de quem tem domínio próprio, conhece seus limites e o do próximo e aprendeu a amar.

O próprio Jesus, disse para nós em Mateus 11,29 “Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.” Ele que é nosso Senhor e Mestre disse para aprendermos dEle o modelo de líder, de pessoa, de ser humano. Jesus o líder e Senhor por excelência nos chama a segui-lo sem medo justamente por duas virtudes: Mansidão e Humildade. Aquilo que hoje o mundo tem por defeito Jesus assume como as verdadeiras virtudes de um líder, como virtudes de um verdadeiro ser humano agradável a Deus.

A mansidão e humildade tem o poder de transformar todas as nossas relações, por que são as virtudes dos fortes. Mansidão nada tem a ver com preguiça e nem fraqueza. Manso é aquele que sabe quem é e não precisa pisar em cima de ninguém para se auto afirmar. O Manso conhece suas fraquezas e por isso mesmo aprende a desculpar o próximo. O manso sabe realmente amar, pois não faz do outro um trampolim para crescer, mas ajuda todos a crescer com ele e por isso cresce também.

O humilde aprende que, sempre é possível aprender um pouco mais. Fraco é aquele que não sabe beber da água que jorra do seu próximo. Deus em sua infinita bondade distribuiu os dons a todos, e a cada um deu talentos e também conhecimentos que são únicos. Com isso Deus Pai nos ensina que precisamos do próximo. O humilde aprende que é sempre preciso abaixar a cabeça para ouvir antes de falar.

Não tenha medo de ser manso nem humilde, não se envergonhe de praticar o bem. O maior evangelho que o mundo precisa ler está na sua vida. A cada dia que conhecemos Jesus, Ele transforma nosso coração e passamos a ser evangelhos vivos.

Jesus manso e humilde de coração, fazei do nosso coração semelhante ao vosso!

 

 

Escrito por: Paulo Franco Machado
Filho de Deus, casado com Christiane Faria, catequista, escritor. Gestor em Tecnologia da Informação com especialização em Gestão de Projetos. Atualmente é empresário e professor.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *